AFAI OFICIAL

Conheça a AFAI – Autistas e Familiares tem Representatividade

A associação, antes de tudo, é uma forma de representação de determinado grupo ou segmento da sociedade que frequentemente se mobiliza, tanto em relação ao poder público, bem como para empresas e demais órgãos e instituições. Quando se tem uma entidade representativa, como é o caso das associações, cria-se por fim um espaço de fortalecimento, reflexão e luta por direitos.  O isolamento social deixa de existir e dá espaço a coletividade. Em síntese os desiguais imediatamente tornam-se semelhantes.

Desta forma, a Associação de famílias e Amigos do Autista de Iguape e Ilha Comprida – AFAI, fundada em 22 de dezembro de 2021, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de direito privado, de caráter educativo, cultural, assistencial e de atenção a saúde com sede no município de Iguape, São Paulo.

Surge da inquietude e das dificuldades vividas pelas mães e pelos autistas na concretização de seus direitos e principalmente na ampliação da luta contra o preconceito aos portadores do Transtorno do Espectro Autista. Sobe a égide da lei 12.764/12(lei do Autista) e lei 13.145/15(lei Brasileira de Inclusão).  Contudo  prioridade para esta entidade é de garantir, atendimento, acolhimento e acesso a essa população, em suma, intermediar o atendimento especializado, promover ações de conscientização, e em especial lutar pela defesa dos direitos dos autistas.
Pois hoje somos cerca de 90 associados abrangendo ao todo cerca de 400 pessoas diretamente envolvidas nessa causa.

Princípios da AFAI

A Associação de Famílias e Amigos dos Autistas de Iguape e Ilha Comprida tem em seu estatuto definido pela Assembleia Geral os  seguintes princípios:

Intersetorialidade no desenvolvimento de suas ações e no atendimento a seu associado;

Participação da comunidade na luta e efetivação das ações de defesa e atenção aos direitos dos associados;

A atenção integral ao associado compreendendo o mesmo em um processo dinâmico e dialético de convívio com o AUTISMO;

Respeitada a peculiaridades de cada associado buscar sempre a autonomia e independência no convívio com a sociedade;

O estimulo a pesquisa, e capacitação de profissionais para um melhor entendimento e convívio com os associados.

Apresentando a Diretoria AFAI

Como diz o filosofo, “Para mudar o mundo, antes é preciso mudar a nós mesmos!! Mudanças são necessárias.”
Em comunhão com essa visão, em um ano de vida, a Associação já teve mudanças em sua diretoria, mudanças essas geradas por pedidos de afastamentos por motivos pessoais, pois, somos gratos aos antigos diretores pela dedicação, contudo a luta continua e a vida mais do que nunca segue e segue a todo vapor. Portanto, aproveitamos este espaço para apresentar a nova diretoria da AFAI

Diretora Presidente: Caroline Cristina Martins de Oliveira, Vice Presidente: Leticia Fernanda Monteiro Carneiro, Diretoria Administrativa: Lucineide Barros Alencar Silva, Diretoria Financeira: Rosane da Silva Vassão, Diretoria de Eventos: Luciane França Mascarenhas Martins, Diretoria Executiva: Adir José Lopes.

Conselho Fiscal da AFAI

As Conselheiras Fiscais da AFAI se reuniram em meados do mês Abril para iniciar seus trabalhos. O Conselho Fiscal é o órgão responsável por fiscalizar e acompanhar as ações e projetos da Associação, além é
claro , a escrituração financeira da entidade. Nesta reunião foram discutidas as ações que a Diretoria vem tomando e o planejamento realizado até o final do ano. A Presidente da Associação, Carol e seu Diretor Executivo apresentaram a proposta de trabalho e o projeto de Apadrinhamento que será o fator primordial para o financiamento dos projetos e programas de trabalho da AFAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *